Pesquisar este blog

domingo, 25 de março de 2018

Estudando o Trivium - Parte 1 - Estudo das palavras categoremáticas e sincategoremáticas

As palavras são divididas em categoremáticas e sincategoremáticas. O substantivo é classificado no grupo das categoremáticas, assim como os verbos e os adjetivos.

Palavra categoremática é aquela que seu entendimento é independente de outras palavras. Sabemos que a palavra maçã indica uma fruta comestível de cor vermelha. Palavra sincategoremática somente possui sentido quando associada a outra palavra. Seu entendimento surge pelo contexto. Observe a palavra "como" se for um verbo, ela será catecorimática, mas se for uma preposição será sincategorimática.

Eu como maça como se nunca houvesse comido nada.

As palavras categoremáticas são divididas em substantivas e atributivas. As palavras substantivas indicam o significado do ser ou a sua substância (indica aquilo que há de permanente no ser). As palavras atributivas indicam os acidentes (aquilo que pode ser atribuído ao ser, mas que não é necessário a sua essência). Os acidentes são nove: quantidade, qualidade, relação, ação, paixão, quando, onde, postura e hábito. 

Uma flor será sempre uma flor, independentemente de ela ser bela ou feia, viva ou morta. Homem será sempre homem, independente do que ele faça ou deixe de fazer.

O trivium divide as palavras categoremáticas em: Substantivos e pronomes, verbos, adjetivos e advébios. As palavras categoremáticas são: artigos e dêicticos (pronomes demonstrativos), preposições, conjunçoes e verbos de ligação.

* Essa postagem é um estudo do livro Trivium, de Miriam Joseph.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As doze virtudes do bom professor segundo São João Batista de la Salle 1. A Seriedade

As doze virtudes do bom professor de acordo com São João Batista De La Salle Explanação do Irmão Agatón, Superior Geral, F.S.C. 178...