Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cícero - #1 Calilinária - Cap. IV

Recognosce(1) tandem mecum noctem illam superiorem: jam intelliges(2) multo me vigiliare(3) acrius ad salutem , quam te(4) ad perniciem reipublicae.


****

Tradução

Recorda também comigo aquela penúltima noite; lo compreenderás que eu velo para a salvaguarda muito mais diligentemente do que tu para a desgraça da republica.
****
Comentário Gramátical

1. Recognosce - Imperativo
Recognosco, -is, -ovi, -itum, -oscere
O imperativo é formado retirando o -re do infinitivo

2. inteliges - Futuro imperfeito
Intelligo, -is, -exi, -ectum, -igere
O futuro imperfeito é derivado do presente trocando o O por -am. O -e é a desinência temnporal das demais pessoas.

3. me vigiliare - oração infinitiva (AcI) - Sujeito acusativo - me

4. quam te - oração comparativa de Me Vigiliare.
Regra do comparativo: o segundo termo (te) se põe no mesmo caso do primeiro termo (me) precedido da conjunção quam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As doze virtudes do bom professor segundo São João Batista de la Salle 1. A Seriedade

As doze virtudes do bom professor de acordo com São João Batista De La Salle Explanação do Irmão Agatón, Superior Geral, F.S.C. 178...