Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Prefácio Gramática Latina João Ravizza

PREFÁCIO DA NONA EDIÇÃO




QUAL é o livro didático que em qualquer disciplina pode construir o ideal para ser adotado em nossos Ginásios?

Sem medo de qualquer contestação ou objeção séria com a experiência de quase 40 anos de magistério - e tendo em vista os diversos interesses em jogo, podemos responder: É o livro ÚNICO e COMPLETO que se entrega ao aluno desde o primeiro ano da matéria até a conclusão do estudo da disciplina. E isso sem distinção de Curso nem tampouco de matéria principal ou secundária, porque essa distinção diz respeito tão somente à pedagogia didática do livro e porque qualquer disciplina constitue sempre um quid unum índivisibile.

Não simpatizamos com os resumos que são a negação de qualquer cultura. Procuramos aplicar esses princípios à nossa GRAMÁTICA LATINA – 9º. edição.

Com efeito: É livro único e completo.

Destina-se esta gramática aos estudantes dos cursos ginásiais e complementares ou pré-universítário. Por ser mais extensa e completa até agora publicada em língua portuguesa, é a melhor para ser adotada nos Seminários em que o curso de latim deve ser feito em seis anos.

Foi escrita para aqueles que só precisam dos elementos essenciais da língua, como para aqueles que devem estudá-la a fundo como chave de uma cultura superior filosófica e teológica.

Para alcançar praticamente esta grande finalidade, temos já dizer que são DUAS GRAMÁTICAS num só VOLUME, porque com corpo 10 foi reeditada quase toda, a sexta edição Elementar (já esgotada), arcabouço completo da língua e já de per si uma excelente gramática e em corpo 8 todos os comentários, observações, explicações e notas.

Obedecendo a distribuição da matéria a este critério eminentemente pedagógico poderá facilmente o professor distinguir o essencial do secundário e escolher de acordo com as necessidades da própria aula.

Seu excelente método pedagógico proclama-o o grande número de exemplares vendidos.

Se o lucro fosse o único ideal da nossa iniciativa, facílimo nos teria sido explorar a boa fé do público, impingindo-lhe um daqueles livros em que a capa berrante e uns atavios tipográficos escondem a pobreza absoluta da matéria que pretendem explanar.

O quanta species... cerebrum non habet! Se a raposinha de Fedro vivesse em nossos dias não aplicaria sua crítica às máscaras de teatro, mas... a não poucos livros didáticos, que infelizmente pululam entre nós.

Não. Não enveredamos por este caminho de conquistas fáceis armados tão somente das desinências das cinco declinaçoes e dos esquemas das quatro conjugações, mas preferimos apresentar um verdadeiro livro didático, uma boa e completa gramática latina, que aguarda com confiante tranqüilidade a crítica honesta dos entendidos.

Lorena, 1.° de Janeiro de 1940.

P. João Ravizza

(Da Arcadia Romana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As doze virtudes do bom professor segundo São João Batista de la Salle 1. A Seriedade

As doze virtudes do bom professor de acordo com São João Batista De La Salle Explanação do Irmão Agatón, Superior Geral, F.S.C. 178...