A palavra é o melhor meio de comunicação criada pelo ser humano. É ela que nos distingue dos outros reinos animais. No princípio, o ser humano se comunicava por meio de sinais corporais (gestos), depois vieram os sons na comunicação humana (a fala) e finalmente a escrita consolidou por vez a comunicação entre as pessoas.
Podemos dizer que a comunicação é um fenômeno biológico, psiquico e social. Biológico porque necessitamos de um cérebro desenvolvido para a comunicação; psíquico, porque a comunicação evoca coisas concretas e abstratas; e finalmente social, porque reconhecemos indivíduos semelhantes a nós mesmos e necessitamos comunicar-lhes algo que nos é valioso.
A escrita é tão importante que até hoje consideramos as sociedades letradas mais desenvolvidas que sociedades ágrafas. E ainda hoje, podemos dividir a sociedade entre aqueles que conseguem se comunicar pela escrita e aqueles que não conseguem.
Afinal, para que serve a redação? Em uma sociedade, conflitos surgem e a palavra escrita veio para estabelecer firmemente quais atitudes se esperam de seus membros. Mas isso não quer dizer que as coisas não devam ser debatidas. É justamente aí que se percebe a principal utilidade da redação: é a oportunidade que o aluno tem de expressar sua opinião frente a um dado problema. Além disso, é uma preparação que o aluno faz para que possa expressar seu ponto de vista em um ambiente não tão amistoso como a sala de aula.
Assim a função social da redação é debater de modo estruturado os problemas que afligem a sociedade propondo-lhes sempre que possível uma solução. Pedagogicamente, podemos dividir a redação, a princípio, em uma introdução, uma narração, argumentos e conclusão.
Terminamos por aqui nossa primeira parte.
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