Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2016

Curso de redação - parte 2 - Características de uma boa redação

Como dissemos anteriormente, uma redação deve discutir algum problema que aflige a sociedade e propor-lhe uma solução. Deve também levar o leitor a aceitar o ponto de vista de quem a escreve. Mas para fazer essas duas coisas, uma boa redação deve possuir algumas qualidades.

Existem quatro maneiras de levar alguém a agir conforme os nossos desejos, o primeiro é pela força física, o segundo pelo exemplo, a terceira pelos costumes e pelas leis e a quarta pelos argumentos. É justamente esse último que nos interessa.

A força desses argumentos deve estar revestida de alguns pré-requisitos. O primeiro deles é o assunto. Conhecer muito bem o assunto é essencial. A força de um especialista está justamente no conhecimento de um assunto ou tema. Por esse motivo se recomenda que o aluno esteja sempre a par das coisas que acontecem em sua volta. Saber sobre o que se escreve é muito importante. O aluno deve sempre escrever sobre diversos assuntos e, de tempos em tempos, retomar os velhos escritos a fim de verificar se houve ou não alguma evolução em seus escritos.

Saber usar as palavras adequadas também é essencial. As palavras possuem, geralmente, duas faces: uma própria, que chamamos de denotativa, e outra figurada, conotativa. Embora a palavra, quando usada denotativamente, nem sempre ela consegue abarcar suficientemente o sentido real em um contexto específico. Por esse motivo, o uso frequente de um dicionário, principalmente de sinônimos, é tão importante quando se escreve um texto, pois ele permite que os sentidos das palavras  sejam devidamente identificados.

A disposição das palavras dentro das frases também é muito importante. Geralmente colocamos nos primeiros e últimos lugares das orações aqueles conceitos e ideias que consideramos mais importantes. O uso de pronomes, dos relativos e das preposições também deve ser levado em conta para não causar dúvidas nos leitores. Por isso o estudo da gramática é tão importante.

Um texto escrito também deve se adequar a função ao qual se propõe. Assim uma redação deve obedecer a norma culta da língua portuguesa escrita, de modo que certas expressões devem ser evitadas: a gíria, a frases feitas, a linguagem próprias das redes sociais e expressões características da oralidade etc.

Vimos até aqui as características de uma boa redação. Esperamos que essas informações tenham sido uteis ao nosso leitor. Elogios, críticas construtivas, esclarecimentos e dúvidas são bem vindas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As doze virtudes do bom professor segundo São João Batista de la Salle 1. A Seriedade

As doze virtudes do bom professor de acordo com São João Batista De La Salle Explanação do Irmão Agatón, Superior Geral, F.S.C. 178...