Com o propósito de facilitar a vida do candidato a uma vaga universitária por meio do Enem, vou apresentar alguns gêneros textuais não literários para que ele, durante a prova, não cometa o equívoco de utilizar um tipo textual no lugar de outro durante a prova de redação.
A princípio devemos diferenciar um texto literário de um texto não literário. A literatura é a expressão da
realidade, o modo como o autor literário enxerga o mundo e a sociedade que o cerca.
Um texto
literário é subjetivo e conotativo. O autor atribui sentidos diversos às palavras e deseja que o leitor as interprete. Chamamos a conotação de linguagem figurada e plurissignificada. Veja como Chico Buarque atribui diversas significações a palavra cálice.
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado
Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embriagar até que alguém me esqueça
A palavra denotativamente refere-se ao objeto em que o vinho é posto. Intertextualmente, a palavra leva o leitor até o texto bíblico que está em Lucas 22:42 onde relata a agonia de Jesus ao saber que seu destino já estava traçado. Conotativamente, a palavra pode ser interpretada como o imperativo do verbo calar: cale-se! Contextualmente o cale-se, ao período em que os autores consideram os anos de 1964 a 1985, o período militar, como anos de exceção e de restrição ao pensamento e às palavras.
Por outro lado o texto não literário deve ser objetivo e denotativo. A palavra denotativa expressa aquilo que é
e não precisa ser interpretada a semelhança da conotação, porque o texto não literário irá tentar esclarecer o leitor sobre alguma coisa.
Os gêneros não literários também podem ser classificados
conforme sua função social, quer dizer que eles serão classificados conforme o uso que as pessoas fazem dele. Para que serve uma carta, uma entrevista, uma bula, um texto escolar etc.
Comecemos pelos narrativos. A notícia procura narrar um fato que foge do comum, aquilo que as pessoas querem ou tem o desejo de saber, o que atrai e afeta a vida das pessoas ou o que as pessoas gostariam de contar. É a comunicação de um fato novo e que desperta o interesse do público. É um texto narrativo composto de duas partes: lead (que contém a parte mais importante e deve responder às seis perguntas: quem, onde, quando, o quê, como, por quê?) e corpo (o detalhamento da lead que pode ser escrito cronologicamente ou em ordem de importância. O título deve ser objetivo e chamar a atenção do leitor. A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, objetiva, direta e usar a norma padrão. Abaixo temos um exemplo de lide
Ministro estuda anistia a multas
O ministro José Carlos Dias (Justiça) defendeu ontem uma revisão geral do Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor há 19 meses. Ele não descartou uma anistia para os motoristas que estão com sua carteira suspensa por terem atingindo 20 pontos - o Governo já anunciou que enviará ao Congresso projeto que eleva essa margem para 30 pontos.
O ministro admitiu ainda a hipótese de reduzir o valor das multas previstas no código. Segundo Dias, o custo elevado das infrações serve como "incentivo para que o policial peça dinheiro para não multar".
José Roberto Dias, diretor do Denatran na época da implantação do código, disse que a proposta "demonstra falta de sensibilidade social". (pág. 1 e 3-1)
Relato pessoal também é uma narrativa em que alguém conta um episódio importante de sua vida. o leitor encontrará nesse gênero textual personagens, enredos, tempo e lugar. As seis perguntas básicas deverão estar presentes: quem, onde, quando, o quê, como, por quê? O narrador,por ser um relato pessoal, geralmente será o protagonista. O relato deverá ser verídico, ou seja, verdadeiro. Verbos e pronomes em 1° pessoa e o tempo será provavelmente o pretérito. É um relato subjetivo, pois as reflexões são feitas conforme a visão do narrador. Poderá haver diálogos e descrição.
Criança não gosta de mudar de casa. Assim, com o meu coração apertado recebi a notícia de que íamos para Brasília. Eu nunca tinha ouvido falar nessa cidade, Brasília, jamais tinha escutado esse nome, e fiquei sabendo que a cidade ainda nem existia.
Comecemos pelos narrativos. A notícia procura narrar um fato que foge do comum, aquilo que as pessoas querem ou tem o desejo de saber, o que atrai e afeta a vida das pessoas ou o que as pessoas gostariam de contar. É a comunicação de um fato novo e que desperta o interesse do público. É um texto narrativo composto de duas partes: lead (que contém a parte mais importante e deve responder às seis perguntas: quem, onde, quando, o quê, como, por quê?) e corpo (o detalhamento da lead que pode ser escrito cronologicamente ou em ordem de importância. O título deve ser objetivo e chamar a atenção do leitor. A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, objetiva, direta e usar a norma padrão. Abaixo temos um exemplo de lide
Ministro estuda anistia a multas
O ministro José Carlos Dias (Justiça) defendeu ontem uma revisão geral do Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor há 19 meses. Ele não descartou uma anistia para os motoristas que estão com sua carteira suspensa por terem atingindo 20 pontos - o Governo já anunciou que enviará ao Congresso projeto que eleva essa margem para 30 pontos.
O ministro admitiu ainda a hipótese de reduzir o valor das multas previstas no código. Segundo Dias, o custo elevado das infrações serve como "incentivo para que o policial peça dinheiro para não multar".
José Roberto Dias, diretor do Denatran na época da implantação do código, disse que a proposta "demonstra falta de sensibilidade social". (pág. 1 e 3-1)
Relato pessoal também é uma narrativa em que alguém conta um episódio importante de sua vida. o leitor encontrará nesse gênero textual personagens, enredos, tempo e lugar. As seis perguntas básicas deverão estar presentes: quem, onde, quando, o quê, como, por quê? O narrador,por ser um relato pessoal, geralmente será o protagonista. O relato deverá ser verídico, ou seja, verdadeiro. Verbos e pronomes em 1° pessoa e o tempo será provavelmente o pretérito. É um relato subjetivo, pois as reflexões são feitas conforme a visão do narrador. Poderá haver diálogos e descrição.
Criança não gosta de mudar de casa. Assim, com o meu coração apertado recebi a notícia de que íamos para Brasília. Eu nunca tinha ouvido falar nessa cidade, Brasília, jamais tinha escutado esse nome, e fiquei sabendo que a cidade ainda nem existia.
Entrevistador: Muitos dizem que o gosto dos jovens pela leitura é um desafio.
Chartier: Certamente. Mas é papel da escola incentivar a relação dos alunos com um patrimônio cultural cujos textos servem de base para pensar a relação consigo mesmo, com os outros e o mundo. É preciso tirar proveito das novas possibilidades do mundo eletrônico e ao mesmo tempo entender a lógica de outro tipo de produção escrita que traz ao leitor instrumentos para pensar e viver melhor.
O escritor do texto descritivo diz como algo é. A classe gramatical mais usada é o adjetivo por sua
função caracterizadora. Em relação aos tempos verbais, o presente será o mais usado, porque no texto não existirá a noção de
anterioridade ou posteridade. Ainda sobre o verbo, ele será de ligação. A descrição pode variar conforme
o ponto de vista do autor, logo os traços físicos de um ser, um objeto ou um lugar; os traços
morais, emocionais, espirituais de um ser poderão variar conforme o autor se colocar diante do objeto. O texto descritivo poderá ser objetivo ou subjetivo. Uma descrição técnica ou científíca será objetiva, exata e dimensional, já uma descrição subjetiva irá privilegiar o estado de espírito, as preferências e juízos de valor do autor.
Farás uma arca de madeira de acácia com dois côvados e meio de comprimento, um côvado e meio de largura e um côvado e meio de altura.11 Tu a cobrirás de ouro por dentro e por fora, e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor.Fundirás para ela quatro argolas de ouro que porás nos quatro cantos da arca....” (Êxodo 21,10-12) Bíblia de Jerusalém
Um texto injuntivo explica como o leitor deve realizar algo. As bulas, as receitas e os manuais são textos característicos desse gênero textual. Linguisticamente, os verbos no imperativo serão sua principal características.
01 – Tenha em mente a estrutura textual
02 – Informe-se
03 – Elabore um título pertinente
04 – Posicione-se e não generalize a sua opinião
05 – Seja coerente
06 – Fique atento quanto à gramática
07 – Revise o seu texto
01 – Tenha em mente a estrutura textual
02 – Informe-se
03 – Elabore um título pertinente
04 – Posicione-se e não generalize a sua opinião
05 – Seja coerente
06 – Fique atento quanto à gramática
07 – Revise o seu texto
Quando o leitor quer se instruir ele provavelmente irá pesquisar um dicionário, um livro didático, um texto escrito por algum especialista de uma área do conhecimento. Todos esses textos podem ser classificados como textos do gênero expositivo que é aquele que ensina alguém sobre algo. A função do
gênero expositivo é transmitir o conhecimento humano. Esse gênero é muito importante porque ele que irá dar suporte para as argumentações do texto dissertativo
O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.
O texto dissertativo, por meio dos argumentos que o leitor buscou em algum texto pertencente no gênero expositivo, tentará convencer o leitor. O texto deverá ser objetivo e denotativo. Nesse
gênero, o autor analisa e interpreta os fatos baseados em dados científicos ou
lógicos que dará suporte para os argumentos.
Algumas nações estão admitindo o critério biopsicológico para os casos de crimes violentos praticados por jovens, abrangendo uma faixa etária intermediária, por exemplo, de 14 a 18 anos ou de 12 a 18 anos. Neste espectro se faz uma avaliação para saber se esse jovem pode ou não responder por sua conduta, desde que entenda o caráter criminoso do seu comportamento. Diante dessa tendência mundial, o sistema etário da legislação brasileira precisaria ser debatido ,com equilíbrio e cautela, assim como a possível adoção do critério biopsicológico.
Algumas nações estão admitindo o critério biopsicológico para os casos de crimes violentos praticados por jovens, abrangendo uma faixa etária intermediária, por exemplo, de 14 a 18 anos ou de 12 a 18 anos. Neste espectro se faz uma avaliação para saber se esse jovem pode ou não responder por sua conduta, desde que entenda o caráter criminoso do seu comportamento. Diante dessa tendência mundial, o sistema etário da legislação brasileira precisaria ser debatido ,com equilíbrio e cautela, assim como a possível adoção do critério biopsicológico.
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