Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2016

Curso de Redação - Parte 4 - Texto e Contexto


O texto é um empréstimo metafórico da ação de se tecer um tecido por meio dos fios. Metaforicamente, podemos imaginar as linhas e as palavras do texto como os fios e o texto com o tecido criado.

Texto em linguagem e comunicação é o conjunto de palavras escritas, uma tendo relação com a outra e criando uma ideia, uma noção, um conceito ou um pensamento que se queira transmitir. Logo um texto deve passar alguma informação. 

Podemos classificar  até mesmo o texto como uma porção de um conjunto textual maior. Uma frase isolada também é considerado um texto, ainda que seja uma porção mínima desse contexto.    

Logo um parágrafo, uma frase ou uma palavra é considerada um texto (uma porção) de seu contexto (o todo). O contexto somente existe a fim de criação e análise textual, logo texto e contexto são inseparáveis. Existem diversos tipos de contextos. O autor de um texto deve levá-lo em conta ao escrever sua redação para que ela seja eficaz.

Um contexto pode ser interno ou externo. Quando o contexto é interno, a parte isolada de um texto terá contextos anteriores ou posteriores conforme sua posição no texto. Até esse momento, esse parágrafo possui apena contextos anteriores, desse parágrafo em diante, contextos posteriores. Contextos externos englobam a produção textual, a história, o psicológico, a sociedade etc. Desse modo, um dos contextos externos que me levou a escrever esse texto é a perspectiva de que alguém esteja interessado em sabem mais sobre como produzir uma boa redação. 

Ao criar sua redação você deve levar em conta os contextos internos (minha frase está suficientemente clara, não estou sendo contraditório, uso argumentações adequadas etc) e também os externos ( estou elaborando uma redação conforme o tipo textual solicitado no enunciado da prova, levo em conta a expectativas do leitor, antecipo informações desse interlocutor ausente etc). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As doze virtudes do bom professor segundo São João Batista de la Salle 1. A Seriedade

As doze virtudes do bom professor de acordo com São João Batista De La Salle Explanação do Irmão Agatón, Superior Geral, F.S.C. 178...