Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Curso de Redação - Parte 5 - Os Elementos Básicos da Redação



Toda boa redação deverá conter ao menos quatro elementos básicos:
1. um tema,
2. o ponto de vista, 
3. seus argumentos e, finalmente,
4. e a forma como essas partes acima estarão dispostas no papel.

É sobre esse último elemento que iremos falar daqui em diante, porque ele irá englobar os três anteriores. Quando analisada, percebemos que uma redação pode ser composta de oito partes (ou seja, essas partes (com exceção dos elementos básicos) não são indispensáveis em uma redação. Vejamos cada uma.

O título por exemplo é solicitado em algumas redações, por outro lado, no ENEM ele não é cobrado. O título é um destaque a fim de chamar a atenção do leitor para a leitura. Possui quase um caráter vocativo, como se o autor dissesse ao leitor: "ei leitor, veja que interessante esse meu texto. Venha lê--lo" . Jamais o título deve reproduzir o tema.

O texto é o "tecido" que abarcar tudo aquilo que o autor deseja transmitir ao leitor. Devemos considerar o texto como parte, já que a mesma coisa que escrevemos no papel poderia ser realizada em um discurso falado, portanto, a redação somente existe como materialidade porque existe o texto.

O tema é a principal causadora de dores de cabeça para o autor da redação pois que a fuga do tema causa nota zero para quem dela depende para a entrada no curso universitário. O tema nada mais é que o assunto (ou a síntese desse assunto) do qual se escreve. O tema deve ser limitado pelo escritor. A ecologia é um tema bastante vasto, mas as redações geralmente limitam o assunto, por exemplo, o macro-tema é ecologia, limitado em um micro-tema: a preservação dos mananciais em zonas urbanas. Sair do micro-tema é fuga do tema e gera nota zero: falar da preservação dos rios da bacia amazônica, por exemplo.

A introdução é a apresentação do tema ao leitor que apesar de já saber sobre o que se vai se falar, é necessária. A introdução demonstra se o autor irá desenvolver ou não uma boa redação. Nela se apresenta os conceitos que irão ser desenvolvidos no restante do texto.

A tese nada mais é que uma proposição ou afirmação que deverá ser defendida pelo autor por meios de argumentos.

A argumentação é que um conjunto de fatos, de ideias, de provas agrupados pelo autor  que servem para sustentar sua tese.

A conclusão é a dedução a que o autor chega ao expor todas suas argumentações. É um balanço final de suas conjecturas. Pontos que foram expostos na introdução e no desenvolvimento devem ser retomados na conclusão.

O apelo é o último elemento a ser descrito em nosso texto. O autor convida o leitor a aderir ao seu ponto de vista. Alguns exames chama o apelo de proposta de intervenção que é uma sugestão que o autor expõe a fim de que um problema seja solucionado pela sociedade.

Falamos das partes que compõem uma redação. Elas não necessariamente compõem parágrafos. Duas ou mais partes podem estar contidas em um só parágrafo, como por exemplo a conclusão e o apelo. Geralmente uma redação possui cerca de trinta linhas divididas em três ou quatro parágrafos. Em postagens posteriores detalharemos como compor cada um dessas partes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As doze virtudes do bom professor segundo São João Batista de la Salle 1. A Seriedade

As doze virtudes do bom professor de acordo com São João Batista De La Salle Explanação do Irmão Agatón, Superior Geral, F.S.C. 178...